quinta-feira, 28 de maio de 2009

"Viva García Lorca", palmas às Bernardas Albas


Sábado foi noite de Teatro. Um drama muito bem montado e interpretado: “Y Viva García Lorca” pela Cia. Taraumara, de Campinas, sob direção de Batista Mendes.
Já os conhecia. Desde agosto do ano passado quando tive o prazer de ser jurada do “I Festival de Teatro Barros Júnior – modalidade Curtas Peças”, realizado no Espaço Cultural Barros Jr.
Dentre tantas esquetes de comédia e infantis, surge: “A Casa de Bernarda Alba”.
Simplesmente congelei. Karina Emílio e Inês Fabiano deram um verdadeiro show de interpretação.
Eu particularmente nunca tinha assistido a um monólogo interpretado por duas pessoas. Sim as duas são a mesma personagem e com a mesma força fazem o espectador mergulhar em suas angústias, tristezas e frieza. “Bernarda Alba” me encantou, me atraiu e conquistou.
Assim, na mesma semana os jurados se reuniram e de forma unânime as duas atrizes foram as grandes premiadas.
Além delas, outros quatro prêmios foram arrebatados pela Cia. Taraumara, dentre eles melhor direção e espetáculo.
Então, após nove meses de espera, o parto aconteceu! Estava lá, nas primeiras poltronas do Montécnica para assistir as “Bernardas Albas” me comoverem novamente.
É claro que sabia que esta seria somente uma das citações do espetáculo completo. Mas era essa cena que me fizera deixar de assistir a outra apresentação que também seria apresentada na mesma noite.
“Y Viva García Lorca” trouxe ao palco a vida e obra de Federico García Lorca. Dança, música e teatro estiveram presentes no espetáculo que expôs fragmentos das consagradas obras do dramaturgo: Mariana Pineda, Bodas de Sangue, Yerma e Bernarda Alba.
Resultado de quatro anos de estudos, e de muito empenho dos artistas, os poucos presentes puderam se banhar pela riqueza das palavras, pela força do pensamento do autor e pela sensibilidade da equipe Taraumara.
Nos ombros de Edi Queiroz e Marise Ratashima pesou a responsabilidade de serem donos dos textos mais longos e talvez mais complexos apresentados. Donos de vozes potentes e muitos sentimentos nos olhos, transformaram horas em momentos mágicos e inesquecíveis.
Quase no final do espetáculo as já citadas “Bernardas Albas” ganham o palco. Da mesma forma, invadem minha mente, fazem os meus olhos pequenos demais para tanta emoção e interpretação.
Densidade e verdade fazem do fragmento “A Casa de Bernarda Alba” o momento principal. Talvez, porque minha memória já o havia elegido como tal, talvez pelas impecáveis interpretações das duas atrizes que conseguiram desta vez, me impressionar ainda mais.
O resultado do espetáculo completo, com certeza pode ser resumido como imperdível e repleto de ótimos momentos. Assim, indico a todos os amantes das artes.


Obs.: As únicas ressalvas que faço são referente à iluminação e aos momentos de “canto”, dicas de melhoras essas, já passadas na época do Festival.

Para conhecer mais sobre o grupo e o espetáculo: http://www.grupotaraumara.com

(Teatro Montécnica - Salto/SP - maio/2009)

5 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde

Sensacional comentario, não assisti a peça mais com esse comentario me arrependi de não ter assistido mais se tiver outra oportunidade estarei na plateia com certeza.


beijos


Joelma

El Arte Flamenco disse...

Olá Carolina! Sou a Cris, bailaora do espetáculo (estou usando vestido preto de bolas brancas, na foto), obrigada pela presença no espetáculo e pelo belo texto que postou, vou linkar seu blog no El Arte Flamenco!

Um abraço!

Cris.

Karina disse...

Carolina... Estou tão grata... Fui para esta apresentação só para estar com os amigos, tinha perdido a fé no espetáculo após receber críticas de um amigo que faz teatro também, ele me disse que a nossa peça é muito cansativa e que a estética usada não ajuda nem um pouco, entre outros comentários que me fizeram acreditar que o público não iria gostar. E aí, para a minha surpresa, leio esta matéria tão linda... Foi muito importante a sua presença e o seu olhar!
Muito obrigada!!!
Um forte abraço!!!
Karina. (Bernarda 1 rsrsrs)

El Arte Flamenco disse...

Olá Carolina, obrigaga pelo comentário, feita a correção s/ a autoria das fotos! Apareça sempre!

Beijo!

Telma disse...

Olá,tudo bem? Sou a Telma,uma das bailaoras(de cabelo curto).Obrigada por nos assistir,e pelos elogios.Espero q possa nos prestigiar sempre.Beijos.